SOBRE OS OUTROS E NOSSOS SONHOS

 

“Nós não precisamos de muita coisa. Só precisamos uns dos outros e de sonhos”. Essa foi a frase de Carlito Maia que ficou martelando na minha cabeça durante toda a semana… Como entender isso da maneira mais clara e cristalina possível?

Fiz o que mais gosto: além de pensar bastante sobre o assunto, pesquisei em livros e na internet. Encontrei em duas figuras bem diferentes, mas ambas iluminadas, as indicações de que Carlito Maia está certíssimo. E é essa minha reflexão que quero compartilhar com você.

Osho nos lembra que “Cada relacionamento é um espelho; ele revela sua identidade a você”.

Lembra como você sente compaixão quando vê uma pessoa sofrendo, passando necessidade? O outro revelou esse sentimento que existe em você. É por isso que o outro funciona como um espelho: mostra o que tem dentro de você.

Mas não é só revelado o seu lado bonzinho. Ele mostra também as sombras que você tenta esconder (dos outros e de você mesmo!).

Ah, e aqui, cabe lembrar de todos os relacionamentos que você tem e não apenas os amorosos. Por exemplo, como estão os relacionamos com os seus colegas de trabalho?

É que não adianta ser bonzinho com a pessoa que você ama e viver “puxando o tapete” dos colegas no ambiente do trabalho, seja por inveja, medo ou outro sentimento qualquer.

Ah, Suzane, mas é que o fulano me desperta uma raiva danada por isso, aquilo… BINGO! Aí está o que essa pessoa revelou da sua identidade.

Deu para entender?

É claro que, em algumas ocasiões, é preciso se isolar, fazer uma introspecção, para um trabalho de autoconhecimento. Mas isso não elimina a importância do outro tem em nossa vida.

Aliás, o Papa Francisco diz: “Ninguém se salva sozinho”.

Perfeito! A gente precisa do outro para enxergar essas máscaras que vamos colocando ao longo da vida. Se quiser enxergar, é claro 🙂

E aqui entra outra importante parte da reflexão: que “salvação” é essa que ele fala?

O Papa Francisco é católico, mas podemos extrapolar, lembrando que a palavra latina de onde se deriva a palavra portuguesa “salvar” é salvare, que se refere a qualquer tipo de salvamento. No sentido teológico, é livrar de algum perigo ou mal, incluindo aí a do “juízo final”, juntamente com a provisão de bem-estar espiritual e que é definido de muitos modos nos vários sistemas religiosos, como iluminação, essência divina… Afinal é para isso que estamos neste mundo, não é verdade?

E já que estamos neste mundo, vamos continuar por aí nossa reflexão…

O Papa Francisco disse em Cuba: “A capacidade de sonhar é o que nos torna capazes de trabalhar por um mundo melhor. Quanto maior é a capacidade de sonhar, mais seremos capazes de realizar”.

E Osho complementa: “Esteja aberto aos sonhos.”

Nem preciso dizer o quanto acho importante sonhar. Para mim, o sonho é o combustível da vida. Mas o que eu tenho visto de gente que tem medo de sonhar, de se entregar e que coloca limite nos seus sonhos, não está escrito.

Lembro que sonho não precisa ser realista. Sonho é sonho. Realista é o planejamento. Falamos neste blog sobre isso no artigo sobre a ESTRATÉGIA DISNEY.

Então não tenha medo de correr risco. Se você não correr risco atrás dos seus sonhos, como vai saber se eles valiam a pena ou não? Não desperdice a sua capacidade de sonhar e de realizar seus sonhos! Depois, pode ser tarde demais e você se arrepender…

Falando nisso, eu lembro o que disse Osho: “A vida é aqui e agora, esse instante mesmo. Se você sempre deixar o presente para o amanhã, você vai desperdiçar a sua vida.

É isso. E você, vai deixar para agir quando?

Agora, aproveita e deixa o seu comentário aí embaixo. E se gostou, compartilha com os amigos!

Beijos mil e até o próximo!

Suzane Jales,
sua coach

Suzane Jales

About the Author

Suzane Jales

Suzane Jales é Coach (Life & Executive - especialista em Coaching em Grupo), Master Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e com formação em Hipnose Eriksoniana, Eneacoaching (Eneagrama aplicado ao coaching), Terapias Naturais (Medicina Tradicional Chinesa), Emotional Freedom Techniques (EFT) e Reiki. Jornalista e Escritora, tem mais de 10 livros publicados (é especialista em Biografias).

Follow Suzane Jales: