PASSO A PASSO PARA APRENDER COM OS ERROS

Um passo a passo para aprender com os erros… Seria bom se fosse verdade, não é?

O bom é que sim, existe um método que nos ajuda a refletir sobre essas nossas experiências que não foram satisfatórias e aprender com isso, adquirindo mais consciência do que podemos fazer melhor da próxima vez, e eu quero compartilhá-lo com você.

Mas, antes, preciso lembrar que eu não falo em erros e sim em resultados diferentes do que gostaríamos. Então, vamos lá!

No seu livro, “Learning By Doing: A Guide to Teaching and Learning Methods” (Aprendendo ao fazer: um guia para métodos de ensinar e aprender”, publicado em 1988, o professor da Universidade de Oxford Graham Gibbs criou o que hoje é conhecido como Ciclo Reflexivo de Gibbs.

Esse ciclo é muito usado nas profissões da área de saúde, mas pode (e deve!) ser aplicado a qualquer situação que você querida fazer uma reflexão para aprender com o que houve e melhorar a partir daí. O método é bem simples e tem seis partes específicas.

Ciclo Reflexivo de Gibbs

Vamos começar?

Comece escolhendo uma situação que você vivenciou e quer analisar, aprender com ela e elevar a sua  consciência acerca do que houve e de como pode agir de uma maneira mais satisfatória da próxima vez.

Em seguida, existem 6 etapas para você seguir:

1º DESCRIÇÃO – O que aconteceu?

2º PERCEPÇÃO – O que você pensa e sente sobre isso?

3º AVALIAÇÃO – O que foi bom e mau nessa experiência ?

4º ANÁLISE – Que sentido você pode encontrar nessa situação ?

5º CONCLUSÃO – Que mais você poderia ter feito ?

6º AÇÃO – Se isso acontecer de novo, o que você irá fazer?

Eu fiz um arquivo com várias perguntas poderosas para lhe ajudar a aprofundar a sua reflexão em cada uma dessas etapas. Clique aqui para baixar.  

Depois, é começar a por em prática!

Ah, você pode optar por responder só mentalmente as questões, mas eu sugiro que você imprima esse arquivo e responda todas por escrito. Aí, daqui a algum tempo, você faz uma análise da sua evolução.

Finalizo lembrando as palavras de Mahatma Gandhi: “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.”

Se gostou, deixa seu comentário e compartilha com os amigos. Beijos mil e até a próxima!

………………………………………………………………..

Compartilhe com seus amigos:
Suzane Jales

About the Author

Suzane Jales

Suzane Jales é Coach (Life & Executive – especialista em Coaching em Grupo), Master Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e com formação em Hipnose Eriksoniana, Eneacoaching (Eneagrama aplicado ao coaching), Terapias Naturais (Medicina Tradicional Chinesa), Emotional Freedom Techniques (EFT) e Reiki. Jornalista e Escritora, tem mais de 10 livros publicados (é especialista em Biografias).

Follow Suzane Jales: