AMPLIANDO O SEU MAPA DE MUNDO

 

Na semana passada, uma cliente de coaching (que chamamos de coachee) fez uma pergunta interessante: como posso ampliar meu Mapa de Mundo?

Achei o questionamento dela tão importante que decidi fazer esse artigo.

Mas, vamos ao início desse assunto, especialmente para quem está chegando a meu site agora: o que é Mapa de Mundo?

Lembra do mapa do Brasil, que você estudou na escola? Aquele mapa é uma representação do território brasileiro e, claro, não o território em si. Essa é a base de um dos pressupostos da PNL: O mapa não é o território.

Isso vale para nosso mundo pessoal. Cada um de nós conhece o mundo através dos nossos 5 sentidos. Assim, vemos, ouvimos, sentimos, cheiramos e provamos o gosto de que nos rodeia.

Só que estes sentidos funcionam como filtros. Vamos vivendo e filtrando tudo: isso eu gosto, aquilo eu não quero nem ver, aquela outra coisa eu não acredito, esse é igual a tudo que já vi, etc. etc. etc.

Em outras palavras: usamos nossos filtros e vamos dando sustentação para avaliações, crenças, julgamentos e conclusões.

Isso acontece por conta de vários fatores, como, por exemplo, a personalidade, a combinação pessoal de experiências e conhecimentos, a interpretação dada para as vivências, a maneira de lidar com as próprias emoções e as dos outros, o autoconhecimento, a autoconfiança, o otimismo, o pessimismo… e por aí vai.

Então, tudo o que nós conhecemos do mundo externo, que a PNL chama de território, aprendemos de mapas internos que fazemos deste território. Está criado o nosso Mapa de Mundo.

Só fechando: o mapa que eu faço do mundo externo é diferente daquele que você faz do mesmo mundo. É que a realidade para cada um de nós é diferente pelo que percebemos dela (cada um de nós conhece um mundo que é único para nós).

Voltando ao mapa do Brasil, sabemos que seu território tem uma área com 8.511.996 km2, dividida em 26 estados e um Distrito Federal. Os mais velhos sabem que esse mapa mudou: até alguns anos, o território brasileiro era subdividido em 23 estados, 3 territórios e um Distrito Federal.

Assim também pode acontecer com nosso mapa: podemos expandi-lo e torná-lo mais rico e detalhado… E isso vai modificar positivamente a sua vida.

É aqui que entra a pergunta da minha coachee: como posso ampliar meu Mapa de Mundo?

O primeiro passo para isso é entender que existe bem mais do que seus olhos podem ver. Isso é fundamental, porque já lhe deixa com mais abertura para o diferente do que você “acha” que viu.

Depois de ter entendido isso, é preciso acreditar que você tem a capacidade de mudar seu mundo e transformar a sua vida. Pode até precisar de ajuda para despertar essa capacidade, mas que a tem, isso não tenho dúvidas. Aliás, SOMENTE você tem essa capacidade.

O passo seguinte é trabalhar para ampliar a sua visão e fazer disso um hábito. Existem várias técnicas de PNL usadas no Coaching para isso e eu compartilho algumas dicas que você pode aplicar mesmo estando só:
– Comece colocando-se no lugar do outro para perceber como ele vê o mundo;
– Use a sua imaginação e perceba as possíveis formas diferentes de sentir e “responder” aos fatos;
– Invista na flexibilidade: a rigidez só te paralisa;
– Esteja aberto(a) ao novo: aprenda coisas diferentes e conviva com pessoas que pensam diferente de você;
– Tenha projetos, objetivos e novas conquistas no seu horizonte. Sonhar é uma dádiva. Ir em busca dos sonhos é uma bênção!

Finalizo com perguntas básica de Coaching: E você, está precisando ampliar seu Mapa de Mundo para transformar sua vida e conquistar seus objetivos? O que tem lhe impedido? O que tem feito a respeito?

Beijos mil e até o próximo!

Suzane Jales
sua coach

Suzane Jales

About the Author

Suzane Jales

Suzane Jales é Coach (Life & Executive – especialista em Coaching em Grupo), Master Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e com formação em Hipnose Eriksoniana, Eneacoaching (Eneagrama aplicado ao coaching), Terapias Naturais (Medicina Tradicional Chinesa), Emotional Freedom Techniques (EFT) e Reiki. Jornalista e Escritora, tem mais de 10 livros publicados (é especialista em Biografias).

Follow Suzane Jales: